quarta-feira, janeiro 31, 2007

Assim não, sr. professor

Pela primeira vez, em trinta anos de exposição mediática e de brilhantes comentários políticos, de exemplar imparcialidade, Marcelo Rebelo de Sousa enganou-se.
O erro não é grave – e a personalidades de tão elevada erudição, perdoa-se tudo – mas, ainda assim, fica o reparo.
Trata-se do célebre discurso à nação proferido pelo nosso querido Professor, divulgado no Youtube, e que está a espalhar a mais plena aceitação, por onde quer que passe.
No entanto, Marcelo enganou-se.
De facto, a criação do site – ou chamemos, antes, “movimento” – ”ASSIM NÃO” tem um (pequeníssimo) erro de fabrico: o seu título.
Quando dizemos «assim não», fazemo-lo por estarmos descontentes com algo, por discordarmos, por querermos mudar. Apesar disso, o que se passa neste caso é precisamente o contrário: Marcelo está contente:
Está satisfeito com a lei que temos (quase ninguém é punido pelo crime de aborto!), está feliz com o facto de as mulheres do seu círculo terem a possibilidade de ir a Espanha, alegra-o o facto de não ter de ver (não se dá com essa gentalha) as que são sujeitas às mais degradantes condições de higiene, e felicita-se por ter mais uma oportunidade de brilhar na praça pública.
Lá brilhar, ele brilha; mas sinceramente, Sr. Professor, como se foi enganar no nome do seu movimento?
Nunca duvidei do seu talento e boa vontade, mas, desta vez, enganou-se mesmo. Chame-lhe antes “Assim, Sim”, porque, embora não saiba (ou saberá?), é isso que o Prof. quer dizer.
Acho natural que não possa concordar com a despenalização – afinal, às amigas do Sr. Prof. isso não faz diferença – mais viagem a Espanha, menos viagem a Espanha. Mas corrija o erro de dizer Assim Não, porque assim, como está… Assim Sim, é que o Professor se sente bem.
E se o Professor se sente bem – e nota-se a sua tranquilidade – continue a olhar em frente, porque olhar para o lado preocupa, e a elite deve evitar as rugas.

1 Comments:

Blogger BB said...

Volta casacão! Estás perdoado!
Anda lá, sobretudo, estou farta de me rir sempre com os mesmos textos...Começo a parecer atrasada mental.

:)

4:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home